POLIACETAL (POM)

Poliacetal é um termoplástico usado sobretudo para a produção de peças que exigem grande resistência mecânica. É feito a partir da polimerização do formol aldeído e grupos terminais acetato, ou seja, acontece uma transformação química que une esses dois itens em moléculas maiores e mais estruturadas que forma o material.

De antemão, é importante dizer que existem outros nomes para o Poliacetal, como por exemplo, “acetal” e “Poli-oxi-metileno (POM)”. Então caso encontre alguém que chame este plástico por outro nome, não se assuste, há regiões em que o nome pode variar.

Confira nossa linha completa de produtos.

Características:

Antes de mais nada, contaremos o contexto histórico. Em 1922, o químico alemão Hermann Staudinger criou um material
ao polimerizar formol aldeído adicionando grupos terminais acetato. Então, surgiu um termoplástico cristalino resistente a escoamentos, fadiga, abrasão e agentes químicos bem como mantém suas propriedades até quando imerso em água
quente.

Desde que passou a ser comercializado na década de 1960, o Poliacetal eventualmente ganhou mais espaço no mercado industrial, principalmente na engenharia. O baixo peso específico do POM, juntamente com sua resistência mecânica faz com que seja uma boa alternativa ao aço. Ao compararmos o peso específico de ambos, por exemplo, vemos que o Poliacetal é mais leve, pesando 1,41 g/cm³, enquanto o peso específico do aço é 7,80 g/cm³. Além do peso e resistência mecânica, há outras fortes propriedades que tornam este material tão procurado como:

  • Elevada resistência à abrasão e baixo coeficiente de atrito;
  • Boa usinabilidade;
  • Boa isolação elétrica;
  • Alta resistência à hidrólise;
  • Baixa absorção de umidade;
  • Boa resistência a solventes e baixa resistência química aos agentes inorgânicos, sendo atacado por ácidos e bases forte.

 

Outras características do Poliacetal são absorção de vibrações, alta resistência a flexões alternadas, boa resistência a deformação com o calor e boas características de deslizamento.

Aplicações e onde comprar Poliacetal?

Não só na engenharia o Poliacetal tem bastante utilidade, mas também em indústrias como a elétrica e médica, mostrando sua versatilidade. Constantemente é usado em peças de precisão que requerem uma elevada rigidez, baixo atrito e excelente estabilidade dimensional, uma vez que é estável e tem baixa possibilidade de ruptura.

Existe vasta gama de produtos que podem ser feitos a partir dele como engrenagens, mancais, buchas e arruelas como também guias, roletes, roldanas, parafusos e raspadores, da mesma forma o POM pode ser matéria-prima para palhetas, cremalheiras, vedações, cones, corpo de válvulas e bobinas.  Seja como engrenagem ou bobina, para cada área da indústria as opções de uso são extensas.

Aqui na Plastecno trabalhamos com os mais diversos formatos do Poliacetal. Como resultado, temos chapas de 3 a 100 mm de espessura, tarugos de 4 a 300 mm de diâmetro e tubos de 40 a 100 mm de diâmetro externo estão disponíveis com as melhores condições para o seu negócio. Entre em contato pelo nosso WhatsApp ou preencha o formulário abaixo e seja atendido pela nossa equipe especialista, assim podemos te ajudar a encontrar a melhor solução em plástico para sua empresa.

pom-chapas-e-tarugos-em-poliacetal-300x225

Tarugos e chapas

Poliacetal

Conexões

pom-engrenagens-especiais-poliacetal-300x225

Engrenagem

pom-RODAS-EM-POLIACETAL-300x225

Rodas

Envie sua cotação no formulário abaixo.

Confira mais sobre nossa política de privacidade no link: https://www.plastecno.com.br/politica-de-privacidade