PEEK

PEEK é a sigla de polieteretercetona, um termoplástico de alta performance conhecido pelas variadas formas de aplicação e durabilidade. Atualmente o material tem ganhado espaço em diferentes áreas industriais, enquanto o seu peso específico (1,31 g/cm³) juntamente com as altas resistências permitem que seja um excelente substituto a metais na construção civil.

Além disso, é um plástico atóxico, ou seja, pode ter contato direto com o corpo humano e por isso tem utilização na área médica. Como? Próteses e aparelhos voltados para consultórios ou máquinas, por exemplo, podem ser criados a partir de um PEEK certificado pela Food and Drugs Administration, órgão regulador dos EUA que gerencia e permite o uso de produtos ou substâncias em contato com comida e que não seja nocivo ao corpo humano.

Nesse guia você aprenderá mais sobre esse excelente termoplástico e onde ele é aplicado, então vamos nessa.

Características do PEEK:

Resistência térmica

Para ser considerado um material de alta performance é necessário ser submetido a testes para comprovar suas resistências e principalmente a temperatura limite de trabalho.

Todo termoplástico passa a perder propriedades ao ser submetido a temperaturas acima do adequado, resultando em desgaste ou até mesmo na quebra ou empenagem do material. 

Ao mesmo tempo, PEEK pode chegar a até 260°C continuamente enquanto seu ponto de fusão é 341°C. Ou seja, pode constantemente ser utilizado por longos períodos em alta temperatura mantendo a performance. 

Baixo peso específico

Citado no início do guia, o peso específico do PEEK é uma característica vantajosa tanto no manuseio quanto na aplicação do material. Com 1,31 g/cm³ (gramas por centímetro cúbico), o termoplástico pode ser excelente substituto de metais como o alumínio por sua equivalência em relação as resistências. 

O baixo peso ajuda na manutenção de máquinas, uma vez que a peça feita do material auxilia também na redução do peso. Um raspador ou engrenagem feito do material pode pesar consideravelmente menos em comparação a outros materiais. O alumínio, por exemplo, tem como peso específico 2,7 g/cm³, ou seja, mais do que o dobro do PEEK.

Resistências

Quando o assunto é resistência, o PEEK também se destaca. Seja contra o desgaste, produtos químicos ou abrasão, o material mantém seu índice de trabalho e dificilmente sofre influência de ácidos, álcalis e afins.

Além disso, tem excelentes propriedades mecânicas, sendo resistente a impacto e à compressão que juntamente com características como retardamento de chamas e resistência à radiação, tornam o PEEK um polímero de alta performance.

Outras características notáveis são a resistência à fadiga e sua lubricidade, assim como boa usinabilidade, boas propriedades de deslize, alta resistência a def. sob carga (creep), resistente a hidrólise e vapor.

Está curtindo? Veja mais publicações em nosso Facebook Instagram.

Aplicações do PEEK:

Com este conjunto de características, o PEEK é utilizado nos mais variados segmentos industriais e de diversas formas, ou seja, pode estar presente em colheitadeiras assim como ser utilizada como material para prótese femoral, por exemplo.

Além disso, setores como o automobilístico, construção civil, tecnologia química, engenharia mecânica e alimentícia são alguns do quais o polímero mais é utilizado. Cada área de atuação exige uma propriedade importante do PEEK e ele consegue entregar alta performance nelas.

Indústria Médica

Constantemente utilizado em clínicas e hospitais por sua resistência química, permitindo esterilização com ácidos mais fortes, e pelo fato de ser atóxico, ou seja, não causa danos ao corpo humano caso tenha contato. Com o PEEK são produzidas próteses femorais e peças para maquinários clínicos, como engrenagens, buchas, paletas.

Indústria Aeroespacial

Enquanto a resistência química é o ponto forte na indústria médica, na aeroespacial ser retardante de chama ganha destaque. Um satélite que retorna a órbita terrestre e atravessa as camadas da atmosfera entram em combustão por conta do atrito com o ar. 

Tendo resistência ao atrito e retardamento de chamas, esse satélite demora mais para pegar fogo. Essa característica ajuda no reaproveitamento das peças e coleta de informações, se necessário, do satélite.

Indústria Alimentícia

Frequentemente usado nas fábricas, duas características são fundamentais para o uso do PEEK ser imprescindível no ramo alimentício: atóxico e a temperatura de trabalho. Uma fabricante de biscoitos utiliza um raspador feito do termoplástico para retirar das formas o produto recém assado e transferir para outro lugar, por exemplo. 

Confira também nossa página de produtos.

Formatos do PEEK:

A Plastecno oferece diversos formatos e medidas de PEEK. Estão disponíveis em tarugos (5 a 165 mm), chapas (5 a 150 mm) e tubos (40 a 200 mm), além disso, usinamos peças com desenho técnico ou a projetamos suas ideias para que fique da maneira ideal para funcionamento. Nossa equipe está aqui para trazer a solução para você e seu negócio. Entre em contato conosco aqui ou pelo nosso WhatsApp.

Barras

Anéis-em-PEEK-300x225

Anéis

Barras

peek-Bastões-em-PEEK-aditivado-com-graf.-carbono-e-ptfe-225x300

Bastões carregado

buchas-em-PEEK-300x225

Buchas

peek-peças-especiais-300x225

Válvulas natural

discos-e-anéis-em-PEEK-300x225

Peças

peek-raspadores-300x225

Raspadores

Envie sua cotação no formulário abaixo.

Confira mais sobre nossa política de privacidade no link: https://www.plastecno.com.br/politica-de-privacidade