Plásticos de Engenharia são essenciais nas indústrias
Os plásticos de engenharia são uma categoria de polímeros projetados para aplicações que exigem propriedades mecânicas, térmicas e químicas superiores as commodities. Estão na região intermediária da Pirâmide Polimérica, que classifica, principalmente pela temperatura de trabalho, a performance dos plásticos industriais.
Esta pirâmide divide os plásticos em três categorias: Commodities, Plásticos de Engenharia e Plásticos de Alta Performance. Commodities têm temperatura de trabalho estimada de 70°C podendo chegar a até 100°C, dependendo do material trabalhado. Já os plásticos da segunda “prateleira” podem trabalhar continuamente a até 150°C sem sofrer alterações em sua estrutura, enquanto os Plásticos de Alta Performance ultrapassam esta marca e podem alcançar temperaturas extremas.
Consulte nossa página de produtos para conferir as especificações técnicas de nossa linha.
Quais são os Plásticos de Engenharia?
Na categoria de Plásticos de Engenharia estão: Nylon, Poliacetal (POM), PET e Policarbonato Compacto.
Cada polímero tem suas características individuais e se destacam, seja por ser isolante elétrico, auto lubrificante ou atóxico. Além disso, tem um conjunto que caracteriza o grupo: alta resistência mecânica, resistência térmica, resistência química, baixa absorção de umidade, assim como versatilidade de processamento, leveza, durabilidade e resistência à abrasão.
Assim, seu uso, principalmente nas engenharias, se dá pela possibilidade de substituir metais mantendo a mesma eficiência. Com estes materiais, é possível criar componentes técnicos como engrenagens, roldanas, perfis, guias e outras peças.
Confira nosso Instagram e Facebook para acompanhar nossas postagens.
Aqui na Plastecno temos uma linha completa de Plásticos Industriais para você e seu negócio. Entre em contato conosco, assim, podemos trazer a melhor solução para você.
Saiba mais sobre cada material em suas páginas específicas.